quarta-feira, 30 de março de 2011

Educação: A Educação Contemporanea.

Educação: A Educação Contemporanea.: "A Educação Contemporanea. A educação apresenta-se numa dupla encruzilhada: de um lado, o desempenho do sistema escolar não tem dado conta d..."

A Educação Contemporanea.

A Educação Contemporanea.


A educação apresenta-se numa dupla encruzilhada: de um lado, o desempenho do sistema escolar não tem dado conta das necessidades de universalização da educação básica de qualidade; de outro, as novas matrizes teóricas não apresentam ainda a consistência necessária para indicar caminhos realmente seguros numa época de profundas e rápidas transformações (GADOTTI, 2000).
A educação apresenta-se no início do terceiro milênio como a mola mestra da sociedade, na qual o ato de ensinar está sempre em constantes mudanças, pois a mesma é um ato histórico, crítico, político e social, com desenvolvimento crescente e sempre se adequando a realidade humana.
Assim, é impossível conceber um profissional da educação isolado da sua dimensão social e política e da força produtiva dentro da própria sociedade, o que acontece é que a escola não foi feita para servir a maioria (pobres), e cria-se então um mito em que há igualdade de oportunidade que faz com que os que fracassam se culpem e se sintam inferiores. Desta maneira, fica claro que algumas escolas não estão cumprindo sua missão e precisam ser mudadas.
Sendo assim, o que deve ser feito são currículos mais humanizados e voltados às relações políticas e sociais dentro deste processo cercado por gente.
Uma das principais problemáticas da prática pedagógica contemporânea é a busca por uma tomada de consciência capaz de emancipar o ser humano das injustiças vivenciadas no seu dia-a-dia. Sabemos que, enquanto sujeitos sociais, só poderemos avançar em qualquer campo de nossas vidas e nos desenvolvermos enquanto seres humanos quando exercermos nossas capacidades de reflexão. Esta capacidade de refletir, nos auxilia para o aprimoramento e desenvolvimento de nossas competências e habilidades de pensar e de saber, de saber e de fazer e de pensar o saber fazer e fazer pensar.
Pensar criticamente sobre nossas ações e condutas cotidianas na escola possibilita ampliarmos nosso campo de visão e buscarmos a construção de novas visões, que transcendam os limites da tradição e que ousem a construção de novas formas de ser e estar atuando em educação, seja esta a educação na escola, na família ou nos diferentes espaços sociais onde interagirmos.
Podemos destacar que as reflexões aqui levadas não se esgotam nela mesmas. Ao contrário, elas representam um simples questionamento que almejam servir de fundamento para novas reflexões.
Situar algumas questões pedagógicas possibilita ver como é fácil nos perdermos em nossa pratica educativa. Contudo, não podemos esquecer que cada tendência pedagógica tem procedimentos e características de ensino que servem de mediação a objetivos filosóficos, políticos e ideológicos da época em que foram vigentes.
Portanto, é preciso pensar como a escola se organiza para o aluno aprender. Se estiver organizada de forma autoritária, individualista com poder centralizado, sem respeitar o aluno considerando-o como objeto a ser moldado, ele vai aprender de um jeito. Mas se for organizada em torno de problemas que ele próprio tem que ajudar a resolver, mesmo que ainda não tenha conhecimento suficiente, ele vai ter outra aprendizagem: autônoma, dinâmica, crítica e produtiva.